24/09/2019 – Japão homenageia Umakakeba por sua contribuição ao judô

Reconhecidamente nº 1 do Brasil no âmbito da formação de judocas, o que faz da cidade um dos maiores celeiros nacionais na modalidade, o professor da Associação de Judô de Bastos, Uichiro Umakakeba, foi condecorado com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão do 30º Ano da Era Heisei.

A honraria foi destinada neste ano a um seleto grupo de 10 imigrantes japoneses ou descendentes, residentes no Estado de São Paulo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, cada qual em sua área de atuação. A entrega da láurea aos homenageados ocorreu em agosto e ficou a cargo do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi.

Texto divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, que detalha os méritos do professor de judô de Bastos como indicado para receber o diploma, destaca: “O senhor Uichiro Umakakeba, natural da Província de Mie, no Japão, e residente no município de Bastos, é professor de Judô. Em 1972, deixou de ser atleta para tornar-se treinador. Por 46 anos empenhou-se na divulgação do judô e na transmissão da ideia do controle e da disciplina por meio do Judô. Com a sua dedicação junto ao município de Bastos e a colaboração dos cidadãos bastenses, foi instalada a Sede da Associação de Judô de Bastos, o maior Centro de Treinamento da América Latina. Nesse Centro, são realizados acampamentos de treinamentos inspirados em modelos japoneses nos quais participam esportistas aspirantes a atletas olímpicos brasileiros e estrangeiros. Da Associação de Judô de Bastos, surgiram sucessivos atletas olímpicos, medalhistas de campeonatos brasileiros, contribuindo enormemente para a difusão do judô no Brasil”.

Gratidão

Umakakeba viajou ao Japão, onde ficou de 29 de junho a 19 de julho, com o objetivo de reencontrar familiares. Tendo conhecimento de que seria laureado pelo governo japonês, aproveitou a viagem para visitar o vice-governador de Mie, Shinichiro Watanabe, em Tsu, capital da província. “Meu encontro com o vice-governador foi uma forma de demonstrar minha gratidão pela honrosa homenagem que recebi. Afinal, o reconhecimento da minha contribuição ao judô pelo governo japonês ocorreu pelo fato de eu ser natural de Mie”, enfatiza.

O que era para ser uma visita rápida, de no máximo 15 minutos, segundo assessores lhe anteciparam antes do encontro, se estendeu por cerca de 40 minutos. Umakakeba explica por quê.

“O Sr. Shinichiro Watanabe quis saber sobre meus parentes no Japão, a imigração para o Brasil, minha família e, principalmente, minha trajetória no judô”.

O professor Max Trombini acompanhou Umakakeba no encontro e apresentou ao vice-governador o DVD do filme A Grande Vitória, que é baseado em sua vida e faz referências importantes a Umakakeba, do qual foi pupilo.

Ainda no Japão, o sensei bastense teve a oportunidade de rever o tio Tetsuichi Nakanishi, irmão de sua mãe, Tazu, 95 anos, e a prima Eiko Ozaki.

Fonte: Jornal Tribuna Bastense

Site  Divulgação Judo Bastos

Be the first to comment on "24/09/2019 – Japão homenageia Umakakeba por sua contribuição ao judô"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*