Soroban é um instrumento de cálculo milenar, onde pode-se efetuar todo e qualquer tipo de operação matemática.
Ao manejar o SOROBAN, desenvolvem-se importantes habilidades, pois a operação do instrumento exige exatidão e rapidez onde é preciso ser atencioso, observador, ter boa discriminação auditiva e visual, boa memória, sobretudo concentração, controle motor, equilíbrio entre o pensamento e a ação, necessárias a qualquer aprendizagem eficaz.
16/08/2016 – SOROBAN DE BASTOS É DESTAQUE NO CAMPEONATO INTERNACIONAL
Alunos da Associação Cultural Soroban de Bastos conquistaram posições de destaque no 13º Campeonato Internacional de Soroban, disputado em diversas categorias, em Tóquio, no último dia 31.
A escola bastense, comandada pela professora Yoneko Mizuma, foi a única representante do Brasil na competição, que reuniu ainda instituições de ensino do Japão, Estados Unidos e Taiwan.
Pela primeira vez, em nove participações da Associação de Soroban local no campeonato, que é bienal, alunos do 1º ciclo do ensino fundamental integraram a delegação bastense. E a estreia na categoria 1º e 2º anos, foi em grande estilo. Mateus Maeda Shida, 8 anos, conquistou o 3º lugar, e sua irmã gêmea, Camila, faturou a 6ª colocação, entre 18 concorrentes na Chave Ouro.
“Estas foram as melhores classificações que Bastos obteve nas nove edições do Campeonato Internacional que disputamos”, comemorou a professora Yoneko Mizuma. Até então, ainda de acordo com a mestre, o melhor resultado da escola bastense na competição havia sido o 10º lugar.
Gabriel Keitha Yajima, 11 anos, também foi um dos destaques da delegação local, ao faturar o 12º lugar da Chave Ouro na categoria 5º e 6º anos, que reuniu 82 concorrentes.
Resultados expressivos também obtiveram Gabriel Jun Shibata, 13 anos, 16º colocado entre 42 alunos que disputaram a categoria Ginásio na Chave Ouro, e Laura Maeda Shida, 10 anos, que se classificou em 31º lugar na categoria 3º e 4º anos, na Chave Prata.
Lucila Maeda Shida, mãe de Mateus, Camila e Laura, também integrou a delegação bastense, ciceroneada pela professora Yoneko Mizuma. Tanto os filhos de Lucila quanto Gabriel Keitha Yajima tiveram as despesas de viagem pagas pela família. No caso de Gabriel Jun Shibata, a viagem foi integralmente custeada pela Associação Cultural Soroban de Bastos. Tradicionalmente, a entidade confere este benefício a um dos alunos que se destacam no Campeonato Brasileiro de Soroban. Os recursos para esta finalidade são arrecadados com a Festa do Bifum, realizada anualmente pela associação.
Conceito
Yoneko Mizuma se destaca como professora de soroban e também por sua atuação em cursos de formação de professores de diversas instituições nesta modalidade de cálculo mental das operações aritméticas ou por meio do uso de instrumento japonês, o ábaco. A expertise da educadora explica o fato de ser altamente conceituada tanto no Brasil quanto no exterior.
Lucila Shida enaltece essa deferência. “A professora Yoneko é capacitada tanto do ponto de vista técnico quanto motivacional. É respeitada como sensei não somente no Brasil, mas também no Japão. Graças a suas amizades fomos tão bem recebidos pelos senseis japoneses”, testemunha.
Os alunos bastenses tiveram também a oportunidade de participar como convidados especiais do Campeonato Grand Prix de Soroban do Japão, no dia 24 de julho, em Kobe, na província de Hiyogo, e de visitar três escolas.
Lucila Maeda Shida destacou ainda a dedicação dos pupilos da mestre bastense. “Esses alunos vinham se dedicando há meses para o Campeonato Internacional de Soroban. Treinaram com determinação até nas férias e nos finais de semana. O grupo tem o mesmo objetivo e está absolutamente focado na melhora dos resultados. Os alunos reconhecem que as medalhas são para poucos, mas que o esforço gera recompensas. Souberam valorizar esta oportunidade única”, avalia.
Integrante de comitiva exalta acolhida no Japão
Mãe de Laura e dos gêmeos Mateus e Camila, alunos da professora Yoneko Mizuma, Lucila Maeda Shida acompanhou a delegação da Associação Cultural Soroban de Bastos na viagem de quase um mês ao Japão, entre os dias 8 de julho e 3 deste mês. E ficou impressionada com a calorosa receptividade.
“Os senseis das três escolas que visitamos, onde os alunos bastenses tiveram a oportunidade de fazer intercâmbio de soroban e cultural com os estudantes japoneses, dispuseram de seu tempo, ofereceram almoços, jantares, passeios, abriram as portas de suas casas e unidades escolares. Pessoas extremamente receptivas, que fizeram o possível para mostrar o país com seus hábitos, rotina e cultura”, acentuou em tom de gratidão.
Embora a prioridade tenha sido o intercâmbio no soroban e a participação no Campeonato Internacional, a delegação bastense aproveitou a viagem para fazer uma programação turística.
Entre os passeios, Lucila Maeda destacou o Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, “cujo propósito da visita não foi somente lembrar as vítimas da bomba atônica lançada sobre a cidade na Segunda Guerra Mundial, mas manter a lembrança dos horrores decorrentes do ataque nuclear para defender e reforçar a acalentada paz mundial”.
Ela avaliou que “depois de conhecer o Memorial da Paz, as crianças não serão mais as mesmas após esta verdadeira aula de história. Afinal, tivemos contato com histórias de vida, luta e superação, não apenas de uma cidade, mas de toda uma nação”, enfatizou.
Lucila Maeda aproveitou para fazer um agradecimento especial à professora Yoneko Mizuma. “Com sua experiência, a sensei sabe conduzir da melhor forma possível seus alunos. Nossa admiração por ela, que já era grande, só fez aumentar. Sua energia e disposição são invejáveis. Sinto-me privilegiada em confiar meus filhos à sua orientação”, exaltou.
Fonte: Por Maurício Castelo Branco
Jornal Tribuna (Bastos, Iacri e Tupã)
![]() |
![]() |
07-2004 California-EUA | 2000 Taiwan |
foi desenvolvido na China onde se denominava “Suan pan” e no Japão por volta do século XVII, aperfeiçoaram-no tornando um instrumento de cálculo com o nome de SOROBAN. No Brasil, o aparelho foi trazido pelos primeiros imigrantes japoneses em 1.908.
curso é direcionado a adultos e crianças a partir de 6 anos de idade.
Todas as aulas são de caráter individual e personalizado. O aluno conta com o apoio de:
- Apostilas
- Exercícios
- Técnicas aplicadas de acordo com a necessidade que exige cada situação, com o propósito de obter maior rendimento do aprendiz.
![]() |
![]() |
2000 | 1995 Japão |
Nosso ensino tem o intuito de criar diferencial no desenvolvimento mental dos que praticam o Soroban – com isso obter sucesso em várias atividades onde se exige o esforço mental.
Apesar do Soroban ser um instrumento de cálculo milenar ele se encaixa perfeitamente nos métodos atuais para o desenvolvimento mental (raciocínio, memória e aumento da concentração).
Pratica-se Ginástica Mental, exercitando a mente a observar, perceber, sentir, concentrar, memorizar, seriar, comparar, classificar, relacionar, deduzir, criticar, julgar, transferir, generalizar, enfim, todas as operações mentais, promovendo moderação, contenção, disciplina, segurança, e sobretudo, o equilíbrio entre o pensamento e a ação.
Com a prática do SOROBAN, torna-se possível mentalizar o instrumento e então passar a efetuar os cálculos mentalmente, movendo virtualmente as contas do Soroban na mente.
![]() |
![]() |
1993 Saitama-Japão | 1993 Chiba-Japão |
A graduação no SOROBAN está dividido em duas etapas – a primeira se inicia no 15º grau indo até o 1º grau – após essa etapa, inicia-se os graus denominados “DAN” – sendo 1º DAN, 2º DAN etc. – nesta etapa não se tem tempo determinado para conclusão, até por que a evolução da técnica é algo que não possui fim – assim como outras ciências existentes. A evolução no aprendizado do SOROBAN depende exclusivamente do esforço do aluno, da sua capacidade de assimilação e dedicação ao estudo.
A primeira escola de soroban de Bastos abriu em Fevereiro do ano de 1981, pela professora Yoneko Mizuma.
Todos os meses são aplicados exames de habilitação (provas) para que o aluno passe de nível (grau).
A escola de Soroban de Bastos participa do Campeonato Intercontinental (Ásia), desde 1.987 que ocorre de 2 em 2 anos. A última participação foi no ano de 2.006.
Também participa do Campeonato Brasileiro uma vez por ano e o consagrado Campeão Brasileiro de Soroban qualifica-se para o Campeonato Intercontinental.
![]() |
![]() |
1991 Hachiooji-Tokyo-Japão | 1987 Tokyo-Japão |
RELAÇÃO DOS ALUNOS DE BASTOS
– CAMPEONATO INTERCONTINENTAL |
|||||
ANO DE 1.987
ANO DE 1.989
ANO DE 1.991
ANO DE 1.993
ANO DE 1.995
ANO DE 1.996
ANO DE 1.998
ANO DE 2.000
ANO DE 2.002
|
|